Bolo de pote de brigadeiro de café
abril 8, 2019
Receita Junina: Bolo de milho com Café Palmeiras
junho 25, 2019
Show all

Por que o café deve ser consumido na hora?

Por que o café deve ser consumido na hora?

Sempre ouvimos dizer que café é bom passado na hora, não é mesmo? E não é que é verdade!

Entenda o porquê!

Cerca de 20 minutos, o café já coado começa o seu processo de oxidação. Dessa forma, o ideal é consumi-lo assim que for preparado.

Mas se você não faz apenas a quantidade individual de café, uma xícara, e precisa guardar o café para que não esfrie, como fazer?

Nesse caso, você pode utilizar a garrafa térmica, mas, mesmo assim o café deve ser consumido até no máximo 1 hora depois de pronto para que não perca as suas características de sabor e cheiro, etc, e não oxide.

Falando em garrafa térmica, lembre-se de higienizar a garrafa frequentemente e utilizar água fervente.

 

E na cafeteira?

Não deixe o café na na cafeteira elétrica por horas, como é muito comum fazermos, principalmente nos escritórios, onde a bebida fica por horas aquecendo. Depois de 20 minutos na cafeteira ligada, o café já começa a ficar “cozido” e provavelmente ficara cada vez mais amargo, além de prejudicar a saúde.

Entendido, né? Agora que você já sabe não deixe mais o seu café por horas para consumi-lo.

 

Esse é apenas um dos muitos pecados do café coado, veja alguns deles!

 

1 – Não usarás qualquer água

A água representa cerca de 90% de uma xícara de café e é o elemento que extrairá tudo o que o grão tem de melhor ao passar pelo pó. Se a água tiver muito cloro ou impurezas, seu sabor será profundamente afetado. Por isso, prefira sempre utilizar água filtrada ou água mineral.

2 – Não usarás pó de café velho

A qualidade e o frescor do café são características essenciais para o pretinho ficar bom. Nada de usar um café que está aberto há semanas ou que foi comprado meses atrás. Sempre prefira comprar em pequenas quantidades e um café de boa qualidade.

3 – Não reaproveitarás o café

Em algumas casas, é comum reutilizar o resto de um café “velho”, que está na garrafa térmica há horas, colocando-o para aquecer e passando sobre um pouco de pó novo (virgem). Isso é conhecido como “recircular” o café. A bebida fica áspera e amarga, pode causar problemas de saúde (já que utiliza um café já oxidado) e a economia é mínima. Melhor fazer um café totalmente fresquinho.

4 – Não deixarás a água ferver

Se você utiliza água filtrada ou mineral, não há razão para aguardar ela ferver para dar início ao preparo do café. Logo que começar a apresentar borbulhas, já apague o fogo e comece a filtragem. Ao ferver, a água perde oxigênio, o que faz com que as características de sabor e aroma do café sejam modificadas.

5 – Não colocarás açúcar na água ou no pó de café

Tudo bem, sua avó e muitas pessoas em várias cidades desse brasilzão fazem isso desde sempre e dizem que é para facilitar. No entanto, além de mudar totalmente o sabor do café, adoçá-lo pode parecer descortês com quem gosta de apreciar a bebida sem açúcar ou a prefere com adoçante.

Retidado de Coffeebreak.com, na íntegra os 10 pecados do café coado aqui.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *